Líder em crédito consignado, o Banco Bmg oferece um amplo portfólio de produtos e serviços financeiros incluindo conta digital, cartões, empréstimos e soluções corporativas atendendo a milhões de clientes em todo o país.

Líder em crédito consignado, o Banco Bmg oferece um amplo portfólio de produtos e serviços financeiros incluindo conta digital, cartões, empréstimos e soluções corporativas atendendo a milhões de clientes em todo o país.

scroll

Banco Bmg
Banco Bmg

Em 2017, o Banco Bmg – uma das instituições financeiras mais tradicionais do Brasil – decidiu dar um passo ousado: lançar um banco digital completo para atender a uma nova geração de clientes. Havia um prazo agressivo para tirar essa ideia do papel. A Raro Labs foi escolhida para estruturar e desenvolver a plataforma do zero, adotando metodologias ágeis a fim de garantir a entrega no tempo estipulado.

Desafio

Desafio

Construir do zero, em tempo recorde, um banco digital completo com todas as funcionalidades essenciais, incluindo: Onboarding (abertura de conta 100% digital) - Conta corrente digital - Transferências bancárias (PIX, TED e TEV) - Pagamentos de boletos e tributos - Investimentos

Solução

Solução

A Raro Labs não apenas entregou o banco digital dentro do prazo, como também se tornou uma parceira estratégica na transformação digital do Bmg, passando a atuar no core banking e em diversos novos módulos ao longo dos anos seguintes. Entre as contribuições da equipe, destacam-se: Desenvolvimento dos aplicativos móveis nativos (iOS e Android) do banco digital Meu BMG - Implementação de uma camada de integração Backend for Frontend (BFF) conectando o app ao core banking do banco - Projeto de UX/UI centrado na melhor experiência digital para os clientes - Ideação e implementação do primeiro processo de onboarding via chat, por meio da assistente virtual Duda - Desenvolvimento do primeiro chatbot bancário capaz de realizar transações financeiras completas - Evolução contínua da plataforma, com melhorias e novos recursos incorporados ao banco digital ao longo de 8 anos de parceria

Resultado

Resultado

O projeto alcançou resultados expressivos e pavimentou o caminho para uma transformação digital acelerada no Bmg: - Lançamento bem-sucedido no prazo: o banco digital foi entregue dentro do cronograma estabelecido. - Inovação além do escopo inicial: desenvolvimento e entrega da Duda, a primeira assistente virtual transacional de um banco brasileiro. - Reconhecimento no mercado: em 2020, o Banco Bmg recebeu o prêmio de melhor onboarding digital na categoria Bancos. - Crescimento exponencial: em 2022, o banco digital ultrapassou a marca de 10 milhões de clientes (partindo de cerca de 3,5 milhões no início do projeto). - Cultura ágil implantada: a adoção de metodologias ágeis acelerou a entrega de novos produtos e fomentou a inovação contínua nas equipes. - Nova fonte de receita: o canal digital consolidou-se como um importante gerador de receitas para o banco. - Modernização de sistemas legados, trazendo mais flexibilidade, velocidade e economia: • Migração do banco de dados de Sybase para Oracle • Refatoração de sistemas monolíticos em VB (Visual Basic) para uma arquitetura de microsserviços • Automação das esteiras de aprovação com uso da plataforma Camunda